A Avaliação Audiométrica, mais conhecida como audiometria tonal e vocal é considerada um teste básico da audição, pois tem como principal objetivo identificar e determinar a intensidade mínima necessária para identificar os sons mais comuns da audição. O médico otorrino poderá solicitá-la em casos de:
A primeira parte da audiometria é realizada em um ambiente acusticamente tratado, para que sons externos não interfiram em seu resultado final.
A audiometria é considerado um teste subjetivo, pois depende da sua atenção e das suas respostas.
Durante a avaliação audiométrica, através de um fone você escutará sons de diferentes frequências e intensidades. Tenha em mente que o objetivo final é avaliar a sua capacidade auditiva para então identificar se há, ou não, uma alteração em relação aos limiares auditivos considerados normais que pode caracterizar uma deficiência auditiva (surdez).
A audiometria vocal é uma parte muito importante da avaliação audiológica, tanto para confirmar os resultados da audiometria tonal, quanto para avaliar a capacidade que você tem de identificar e compreender a fala. É um teste bem simples, no qual você ouvirá uma sequência de palavras e deverá repeti-las conforme você entender.
Embora seja frequentemente solicitado em casos de queixas auditivas, a Audiometria também pode ser feita de forma preventiva, pois o diagnóstico precoce garante um maior sucesso no tratamento da perda auditiva.
Fique atento aos sinais e sintomas que podem indicar problemas auditivos e procure o médico otorrinolaringologista para uma avaliação audiológica.
Impedanciometria e Imitanciometria são sinônimos para o teste que verifica as condições da membrana timpânica (tímpano), orelha média (ossículos: martelo, estribo e bigorna) e a tuba auditiva (canal que liga a nasofaringe à orelha média).
Os principais objetivos da impedanciometria são:
O impedanciometria é realizada geralmente junto com a Audiometria .O resultado da impedanciometria costuma alterar quando há presença de secreção na orelha média, rigidez ou flacidez da membrana timpânica, alterações nos ossículos ou na tuba auditiva, entre outros problemas.
A imitanciometria é frequentemente solicitada nas seguintes situações:
Apesar de sua importância na avaliação audiológica e ser um teste rápido e também indolor, cabe ao médico otorrinolaringologista avaliar a necessidade deste exame para realizar o diagnóstico de maneira adequada.
Fique atento aos sinais e sintomas que podem indicar problemas auditivos e procure o médico otorrinolaringologista para uma avaliação audiológica.
Kézia Neves Pereira – Fonoaudióloga – CRFa 2-19115